Krishna West ensina a ciência espiritual do Bhakti-Yoga – sabedoria e prática devocional – a partir de textos sânscritos atemporais, incluindo a Bhagavad-Gītā e o Śrīmad-Bhāgavatam. Esta tradição presenteou o mundo com yoga, meditação, direitos dos animais e a visão de todos os seres vivos como partes divinas de Deus.
Você sabe quem você realmente é ou apenas pensa que sabe? E isso realmente importa? A Bhagavad-Gītā, amplamente reverenciada como uma obra ímpar de cunho espiritual e filosófico, destaca-se por fornecer respostas razoáveis e satisfatórias às maiores questões da vida: Quem sou eu? Por que eu existo? O que é o universo? O que é Deus?
Existem duas energias principais: espiritual e material. A energia espiritual superior é a fonte da consciência e é eterna, cheia de conhecimento e bem-aventurança. A energia material inferior, como os corpos e outros objetos materiais, não têm consciência e estão em constante fluxo.
“Todo ser vivo neste mundo é uma alma espiritual eterna, dentro de um corpo material temporário. Cada alma sempre existiu e sempre existirá como um ser individual e pessoal. Somente o corpo material começa e termina, pois a alma nunca nasce e nunca morre. A alma é a energia viva superior de Deus, uma parte de Deus, Krishna. E Deus tem uma disposição bondosa para com cada alma.”
Deus é ilimitado e tem nomes ilimitados. Krishna é um nome de Deus que significa todo atraente. Krishna é a fonte de beleza, poder, força, inteligência, fama e renúncia – opulências que todos buscamos.
A Bhagavad-Gītā enfatiza várias características de Deus (Krishna):
Deus é um.
Deus é a fonte de tudo.
Deus é justo e não ciumento.
Deus nos ama.
Criador e criação são um e diferentes.
Krishna, a Pessoa Divina, existe com forma: um corpo que é inconcebível, da cor do sol e menor que um átomo, embora infinito, majestoso, surpreendente, feito de esplendor, original, revelado pelo próprio poder místico de Krishna e semelhante ao de um ser humano.
Além disso, Krishna permeia toda a existência e está presente no coração de cada ser vivo.
TODO MUNDO TEM UM RELACIONAMENTO COM KRISHNA
OS TRÊS MODOS DA NATUREZA – GUṆAS
Assim como a visão humana das cores é tricromática, baseada em três cores primárias, a vida mundana existe dentro de um sistema trimodal de bondade, paixão e escuridão. Assim como raramente encontramos objetos naturais em cores primárias puras, as coisas deste mundo raramente incorporam modos primários puros. Pessoas e objetos tendem a mostrar misturas complexas dos modos. Assim, uma pessoa tem um lado bom, mas também um lado apaixonado e até um lado negro. Os modos materiais permeiam todos os objetos, emoções, atos e ambientes neste mundo, incluindo comida, fé, trabalho, adoração, caridade, filosofia, corpos e edifícios. Na verdade, toda escolha livre que fazemos é uma escolha moral: boa, apaixonada ou sombria – com infinitas combinações.
Por exemplo, quando fazemos caridade por uma boa causa, apenas para ajudar os outros, e sem nenhum desejo de retribuição, fazemos caridade em bondade. Quando ajudamos os outros, mas também procuramos fama ou lucro através dos nossos dons, doamos com paixão. E o doar que faz mais mal do que bem está na escuridão, como um presente que permite que alguém com clara intenção criminosa prejudique um inocente. Assim, a qualidade ou modo de darmos afeta a qualidade da nossa vida.
Esses três modos nos ligam a este mundo e, nesse estado de ligação, não podemos fixar nossas mentes na nossa existência eterna. Repetidas vezes, tentamos compulsivamente desfrutar o mundo, independentemente do que a nossa razão pura, na forma de consciência abafada e amordaçada, tente nos dizer sobre o verdadeiro interesse próprio. Para transcender este estado ilusório, devemos ajustar a nossa associação. Ao nos associarmos com energia espiritual, pessoas espirituais, etc., revivemos nossa natureza espiritual. Então, agimos de maneira fácil, espontânea e natural em prol de nosso interesse próprio mais elevado.
A Bhagavad-Gītā , verso 2.45, recomenda cultivar uma vida de bondade em conexão com Krishna, alcançando assim um estado de transcendência (bondade pura), que está além dos três modos e da felicidade e sofrimento temporários.
AÇÃO E REAÇÃO – KARMA
Karma refere-se ao sistema cósmico que reage aos nossos atos livres, proporcionando-nos consequências justas e proporcionais. Desta forma, o universo apresenta um espelho para cada alma.
Quando nos identificamos com o corpo, nos apegamos ao fruto das ações do corpo. Fazemos isso porque estamos presos à dualidade do apego e da aversão e, assim, procuramos desfrutar daquilo que gostamos e evitar aquilo que não gostamos. Uma vez que reivindicamos a propriedade das nossas ações, também somos responsabilizados pelas reações a essas ações. Simples! Então voltamos a este mundo, vida após vida, para receber, desfrutar e sofrer os resultados de nossas ações – e isso é Karma .
O próprio universo que nos liga ao Karma nos oferece um caminho para a liberdade: yajña – sacrifício ou oferenda. Além desta brecha, ou cláusula de escape, o mundo inteiro é apenas uma variedade infinita de escravidão ao Karma . Yajña transforma matéria em espírito e dissolve Karma .