filosofia

Krishna West ensina a ciência espiritual do Bhakti-Yoga – sabedoria e prática devocional – a partir de textos sânscritos atemporais, incluindo a Bhagavad-Gītā e o  Śrīmad-Bhāgavatam. Esta tradição presenteou o mundo com yoga, meditação, direitos dos animais e a visão de todos os seres vivos como partes divinas de Deus.

Você sabe quem você realmente é ou apenas pensa que sabe? E isso realmente importa? A Bhagavad-Gītā, amplamente reverenciada como uma obra ímpar de cunho espiritual e filosófico,  destaca-se por fornecer respostas razoáveis ​​e satisfatórias às maiores questões da vida: Quem sou eu? Por que eu existo? O que é o universo? O que é Deus?

 

NÃO SOMOS O CORPO, SOMOS PESSOAS INDIVIDUAIS ETERNAS.

Existem duas energias principais: espiritual e material. A energia espiritual superior é a fonte da consciência e é eterna, cheia de conhecimento e bem-aventurança. A energia material inferior, como os corpos e outros objetos materiais, não têm consciência e estão em constante fluxo.

“Todo ser vivo neste mundo é uma alma espiritual eterna, dentro de um corpo material temporário. Cada alma sempre existiu e sempre existirá como um ser individual e pessoal. Somente o corpo material começa e termina, pois a alma nunca nasce e nunca morre. A alma é a energia viva superior de Deus, uma parte de Deus, Krishna. E Deus tem uma disposição bondosa para com cada alma.”

Existe um Ser Supremo, conhecido por muitos nomes em muitas tradições.

Deus é ilimitado e tem nomes ilimitados. Krishna é um nome de Deus que significa todo atraente. Krishna é a fonte de beleza, poder, força, inteligência, fama e renúncia – opulências que todos buscamos.

A Bhagavad-Gītā enfatiza várias características de Deus (Krishna):

Deus é um.

Deus é a fonte de tudo.

Deus é justo e não ciumento.

Deus nos ama.

Criador e criação são um e diferentes.

Krishna, a Pessoa Divina, existe com forma: um corpo que é inconcebível, da cor do sol e menor que um átomo, embora infinito, majestoso, surpreendente, feito de esplendor, original, revelado pelo próprio poder místico de Krishna e semelhante ao de um ser humano.

Além disso, Krishna permeia toda a existência e está presente no coração de cada ser vivo.

 

TODO MUNDO TEM UM RELACIONAMENTO COM KRISHNA

  1. Almas individuais, como nós, são partes integrantes de Krishna, que é a Alma Suprema, ou Superalma. Deus e a alma são simultaneamente um e diferentes. Assim como uma gota d’água do oceano tem as mesmas propriedades que o oceano inteiro, mas a quantidade é muito diferente, as almas são una com Deus em qualidade, embora diferentes em quantidade.
  2. O fato básico da condição de vida é que temos uma tendência natural para amar alguém. Todos nós queremos relacionamentos amorosos com nossos parceiros, familiares, amigos, animais de estimação… Se pudermos depositar essa propensão amorosa em Krishna, poderemos alcançar a felicidade permanente. Este relacionamento com Krishna já existe e está apenas esperando para ser despertado.

 

OS TRÊS MODOS DA NATUREZA – GUṆAS

Assim como a visão humana das cores é tricromática, baseada em três cores primárias, a vida mundana existe dentro de um sistema trimodal de bondade, paixão e escuridão. Assim como raramente encontramos objetos naturais em cores primárias puras, as coisas deste mundo raramente incorporam modos primários puros. Pessoas e objetos tendem a mostrar misturas complexas dos modos. Assim, uma pessoa tem um lado bom, mas também um lado apaixonado e até um lado negro. Os modos materiais permeiam todos os objetos, emoções, atos e ambientes neste mundo, incluindo comida, fé, trabalho, adoração, caridade, filosofia, corpos e edifícios. Na verdade, toda escolha livre que fazemos é uma escolha moral: boa, apaixonada ou sombria – com infinitas combinações.

Por exemplo, quando fazemos caridade por uma boa causa, apenas para ajudar os outros, e sem nenhum desejo de retribuição, fazemos caridade em bondade. Quando ajudamos os outros, mas também procuramos fama ou lucro através dos nossos dons, doamos com paixão. E o doar que faz mais mal do que bem está na escuridão, como um presente que permite que alguém com clara intenção criminosa prejudique um inocente. Assim, a qualidade ou modo de darmos afeta a qualidade da nossa vida.

Esses três modos nos ligam a este mundo e, nesse estado de ligação, não podemos fixar nossas mentes na nossa existência eterna. Repetidas vezes, tentamos compulsivamente desfrutar o mundo, independentemente do que a nossa razão pura, na forma de consciência abafada e amordaçada, tente nos dizer sobre o verdadeiro interesse próprio. Para transcender este estado ilusório, devemos ajustar a nossa associação. Ao nos associarmos com energia espiritual, pessoas espirituais, etc., revivemos nossa natureza espiritual. Então, agimos de maneira fácil, espontânea e natural em prol de nosso interesse próprio mais elevado.

A Bhagavad-Gītā , verso 2.45, recomenda cultivar uma vida de bondade em conexão com Krishna, alcançando assim um estado de transcendência (bondade pura), que está além dos três modos e da felicidade e sofrimento temporários.

 

AÇÃO E REAÇÃO – KARMA

Karma refere-se ao sistema cósmico que reage aos nossos atos livres, proporcionando-nos consequências justas e proporcionais. Desta forma, o universo apresenta um espelho para cada alma.

Quando nos identificamos com o corpo, nos apegamos ao fruto das ações do corpo. Fazemos isso porque estamos presos à dualidade do apego e da aversão e, assim, procuramos desfrutar daquilo que gostamos e evitar aquilo que não gostamos. Uma vez que reivindicamos a propriedade das nossas ações, também somos responsabilizados pelas reações a essas ações. Simples! Então voltamos a este mundo, vida após vida, para receber, desfrutar e sofrer os resultados de nossas ações – e isso é Karma .

O próprio universo que nos liga ao Karma nos oferece um caminho para a liberdade: yajña – sacrifício ou oferenda. Além desta brecha, ou cláusula de escape, o mundo inteiro é apenas uma variedade infinita de escravidão ao Karma . Yajña transforma matéria em espírito e dissolve Karma .