Sua Divina Graça

A.C. Bhaktivedānta Svāmī Prabhupāda

Fundador-Ācārya da

Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna

— ISKCON —

AC Bhaktivedānta Svāmī Prabhupāda (1896-1977) é o Fundador-Ācārya da Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna (ISKCON) e o principal professor de Kṛṣṇa-Bhakti do mundo no século XX.

Nascido na Índia como Abhay Charan De, Abhay recebeu uma educação clássica europeia no prestigiado Scottish Church College de Calcutá. No entanto, como ativista político e um dos primeiros seguidores do movimento de desobediência civil de Gandhi, rejeitou o seu diploma em protesto contra o domínio britânico na Índia. Vários anos depois, após um encontro transformador com Bhaktisiddhānta Sarasvatī Ṭhākur, um proeminente estudioso e professor espiritual que explicou que a prática de Kṛṣṇa-Bhakti é importante demais para esperar por uma reforma política, Abhay redirecionou sua atenção da política para o cultivo da vida espiritual.

Bhaktisiddhānta representava a antiga tradição de Kṛṣṇa-Bhakti, o yoga da devoção, baseado nos ensinamentos da Bhagavad-Gītā. Após seu primeiro encontro, Bhaktisiddhānta pediu a Abhay que trouxesse os ensinamentos da Bhagavad-Gītā e a prática de Kṛṣṇa-Bhakti para o Ocidente. Inspirado pela profundidade da sabedoria devocional de Bhaktisiddhānta, Abhay tornou-se seu aluno ao longo da vida.

Após quatro décadas de aprendizagem e prática enquanto ao mesmo tempo dirigia o seu próprio negócio e sustentava a sua família, Abhay fez votos formais de sannyāsa  ou sacerdócio celibatário. Em preparação para sua viagem ao Ocidente, Abhay se estabeleceu na cidade sagrada de Vrindavan, na Índia, e começou a traduzir os versos em sânscrito do Bhagavad-Gītā e do Śrīmad-Bhāgavatam para o inglês e a escrever comentários elaborados explicando cada verso. Durante este tempo, Abhay recebeu o título de Bhaktivedānta em reconhecimento à sua erudição avançada e realização espiritual.

Em 1965, aos 69 anos, Bhaktivedānta partiu da Índia com determinação incessante para atender ao pedido de seu professor. Depois de uma viagem de um mês, tendo sofrido dois ataques cardíacos a bordo de um navio de carga indiano, Bhaktivedānta chegou a um cais solitário no Brooklyn com sete dólares em rúpias indianas e um baú de antigas escrituras em sânscrito traduzidas para o inglês.

Embora enfrentasse muitas dificuldades, Bhaktivedānta começou a dar aulas da Bhagavad-Gītā  nos lofts da Bowery e a liderar kīrtan (cânticos devocionais) no Tompkins Square Park. Sua sinceridade atraiu a atenção de jovens buscadores, ávidos por aprender mais sobre meditação e espiritualidade oriental. Com a ajuda deles, Bhaktivedānta alugou uma pequena loja no Lower East Side de Nova York e continuou dando aulas diárias e conduzindo kīrtan.

Inspirado pelo apoio de seus jovens estudantes americanos, Bhaktivedānta fundou a ISKCON (Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna) com a esperança de que o entusiasmo de seus alunos continuasse a crescer. No ano seguinte, Bhaktivedānta foi convidado a estabelecer a ISKCON em São Francisco, onde centenas de outros estudantes começaram a frequentar regularmente suas aulas e kīrtans.

Nos 11 anos seguintes, Bhaktivedānta (novamente homenageado com um novo título – Śrīla Prabhupāda) deu a volta ao mundo 14 vezes, levando Kṛṣṇa-Bhakti a dezenas de milhares de pessoas em seis continentes. Com a ajuda deles, ele estabeleceu centros e projetos em todo o mundo, incluindo templos, āśramas, comunidades agrícolas, escolas, universidades e o que se tornaria o maior programa de ajuda alimentar vegetariana do mundo.

Durante este tempo, Śrīla Prabhupāda continuou seu trabalho de tradução e escreveu um número sem precedentes de livros, mais de 70 títulos, posteriormente traduzidos para 76 idiomas. Suas obras mais proeminentes incluem Bhagavad-Gītā como Ele é, o Śrīmad-Bhāgavatam de 30 volumes e o Śrī Caitanya-Caritāmṛta de 17 volumes .

Em 1977, aos 81 anos, A.C. Bhaktivedānta Svāmī Prabhupāda faleceu em Vrindavan, rodeado por seus amorosos discípulos que continuam a preservar seu legado. Embora os ensinamentos de Kṛṣṇa-Bhakti raramente tenham se aventurado além das fronteiras da Índia, pela extraordinária devoção e determinação de Śrīla Prabhupāda, dezenas de milhões de pessoas ao redor do mundo agora se beneficiam da prática atemporal de Kṛṣṇa-Bhakti.

Krishna West foi estabelecido por um dos alunos exemplares de Śrīla Prabhupāda, HD Gosvāmi , para ajudar a facilitar o alcance da ISKCON ao público ocidental e para continuar servindo a missão de Śrīla Prabhupāda de estabelecer os ensinamentos iluminadores da Bhagavad-Gītā e a prática alegre de Kṛṣṇa-Bhakti no Ocidente.