PRÁTICA

Meditação Mântrica, Conhecimento Transcendental e Vegetarianismo Espiritual

Na Bhagavad-Gītā, yoga refere-se principalmente a uma prática espiritual na qual se prepara a alma para se unir a Deus. Servir, honrar, reverenciar, amar e adorar a Deus é bhakti .

 

MEDITAÇÃO MÂNTRICA

Cantando e meditando no Mahā-mantra Hare Krishna :

Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare
Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare

é uma das práticas primárias da consciência de Krishna.


Cantar o
mantra Hare Krishna é uma meditação alegre e eficaz para aprofundar nossa consciência e relacionamento com Deus, Krishna.

O mantra Hare Krishna é composto de três nomes sânscritos de Deus: Hare, Kṛṣṇa e Rāma. “Hare” refere-se ao aspecto feminino de Deus. Krishna significa todo atraente e Rama significa o reservatório de todo prazer .*

A meditação mântrica é geralmente realizada de duas maneiras:

  1. Kīrtan : Cantar o mantra melodiosamente no estilo de pergunta e resposta. Normalmente feito com um grupo de pessoas, mas também pode ser feito sozinho, com ou sem acompanhamento de instrumentos musicais. Kīrtan pode ser gentil e pacífico ou animado e otimista, executado sentado, em pé ou dançando.
  2. Meditação Japa : Cantar o mantra suavemente como uma meditação pessoal, normalmente feita contando com um colar de contas, tal qual um rosário.

 

 CULTIVO DO CONHECIMENTO TRANSCENDENTAL

A prática de Kṛṣṇa-bhakti é guiada por textos sagrados com comentários poderosos de uma linhagem ininterrupta de Professores realizados. Ao estudar e refletir sobre a sabedoria incomparável encontrada nA Bhagavad-Gītā , no Śrīmad-bhāgavatam e em muitos outros textos, entramos em um oceano de conhecimento transcendental que nos impulsiona em nossa jornada de autodescoberta. Com uma maior compreensão de nós mesmos e do nosso lugar no mundo, começamos a ganhar clareza de propósito, contentamento nos relacionamentos, foco no estabelecimento de metas pessoais e profissionais e na capacidade e determinação para atingir todo o nosso potencial. Podemos nos esforçar para aplicar todos esses dons ao nosso próprio progresso espiritual e ao da humanidade.

VEGETARIANISMO ESPIRITUAL

A comida vegetariana torna-se espiritualizada e livre de Karma quando é oferecida de volta a Deus, o Provedor Absoluto, com amor e devoção. Esta prática simples, mas sublime, nutre profundamente o corpo e a alma, cultivando as qualidades de gratidão, compaixão e não-violência no caráter. Quando feito para alguém que amamos, o simples ato de cozinhar torna-se um ato de devoção. Da mesma forma, cozinhando com devoção a Deus e oferecendo a comida ao divino antes de comê-la, nos libertamos do Karma, avançamos espiritualmente e santificamos nossos corpos. Além disso, ao consumir alimentos vegetarianos saudáveis ​​e isentos de Karma , apoiamos a saúde espiritual e material das nossas famílias, das nossas comunidades e de todo o planeta.

 

* Dentro da tradição sagrada, as três palavras do Hare Kṛṣṇa Mahā-mantra (grande mantra) são explicadas da seguinte forma:

  1. ‘Hare’, da raiz sânscrita  ‘hṛ’, pode tanto  ser um direcionamento para Hari, ‘o Senhor que tira nosso sofrimento’, quanto pode ser um direcionamento para Harā, o aspecto feminino supremo da Verdade Absoluta que nos leva a liberação espiritual.
  2. O nome Kṛṣṇa é analisado da seguinte forma: ‘Kṛṣ’ é uma raiz verbal sânscrita que significa ‘atrair’ e ‘na’ é uma abreviatura de ‘nand’, ‘aquilo que dá prazer’. A conhecida palavra sânscrita ānanda, bem-aventurança, vem dessa raiz. Assim, Kṛṣṇa é interpretado como ‘Deus, que é infinitamente atraente e a fonte de todo prazer’.
  3. O nome Rāma, da raiz sânscrita ram, também indica que Deus é a fonte do prazer espiritual.