Entrevista com Sandra Mara Pereira: A Inspiração por Trás do Pier 108-Krishna West

Compartilhe

Entrevista com Sandra Mara Pereira: A Inspiração por Trás do Pier 108-Krishna West

Por Rebecca Kanti (*)


Em 2022, Sandra Mara Pereira, mãe, psicóloga e grande devota dedicada ao serviço amoroso à Rhada e Krishna e ao seu Mestre Espiritual, H.D. Goswami, Acaryadeva, teve uma ideia ao praticar Japamala nas areias da belíssima praia de Manaíra, em João Pessoa PB.
Dessa ideia, que depois ela entendeu como uma inspiração, “um sopro de Krishna aos meus ouvidos”, nasceu o Pier 108-Krishna West. Mas essa história é ela quem vai nos contar nesta entrevista ao Novo Jornal Virtual CG RI – Movimento Hare Krishna, a convite de S.S. Dhanvantari Swami. Acompanhem:

NOVO JORNAL: Como nasceu a ideia do Pier 108 Krishna West?
SANDRA MARA: Em 2022 eu estava praticando Japamala na praia de Manaíra em João Pessoa PB. E pedia a Krishna uma forma de me associar mais aos devotos e devotas desta cidade! Havia aqui o programa de Namahatta, onde aconteciam encontros mensais nos lares dos devotos. Porém, percebi que precisava de mais associação para poder avançar em meu caminho espiritual! Eu ia aos templos de Campina Grande (PB) e de Vrajadhama (Caruaru PE), muito especiais e de grande importância para nós, porém a distância era um dificultador. Ao longo do meu caminho devocional, desenvolvi um amor muito grande às Deidades, que me alimentam muito, porém ainda não temos Templo em João Pessoa!
Então, após várias Japas, Krishna, em sua infinita misericórdia, soprou “Pier 108-Krishna West” em meu ouvido! Uau! E veio assim mesmo, todo o nome, seus significados e objetivos! Um “mimo” de Krishna! Por Sua graça, pude ouvi-Lo! 
Nessa época, eu já havia pedido abrigo a H.D.Goswami, Acaryadeva, que generosamente me aceitou. Então, pude vislumbrar uma maneira de servir a Meu Mestre Espiritual e a Krishna! Transformar uma dor em amor, uma certa “carência” por aqui não ter Templo, em serviço devocional! Perfeito, como tudo que Krishna faz! Só me restava aprender a servir!
Assim, em maio de 2024, Maharaj Dhanvantari veio, para nossa honra, inaugurar o Pier 108-Krishna West, com uma linda palestra. A inauguração aconteceu no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa PB. A partir daí, continuamos com os encontros mensais no Aquarius Holístico, da professora Diana Alves, a quem somos muito gratos pela parceria. 
Nesses encontros, trabalhamos versos da Bhagavad-Gita, nas vozes de Dhavali Das, Caytania Daya, Prema Mayi Gaurangi devi dasi. Com Rebecca Kanti, aprendemos a adorar, no mês de Kartika, o nosso querido Damodara, por meio de mantras e de práticas devocionais. Com Gitamrta devi dasi aprendemos sobre adoração no lar. Trabalhamos também temas como os aspectos da mente, do verdadeiro Eu espiritual e tivemos ainda uma belíssima aula do Maharaj Dhanvantari sobre a importância da associação, da amizade como um dos pilares para avançarmos no caminho da Ciência Espiritual de Bhaktyoga.

NJ – Qual a relação do Projeto Pier 108-KW com o Projeto Krishna West, já que este faz parte do seu nome?
SM – Tem tudo a ver, já que o Krishna West, fundado há mais de 10 anos pelo Mestre Espiritual Hridayananda Das Goswani, Acaryadeva, tem o objetivo maior de continuar ajudando o Movimento Hare Krishna, fundado pelo seu Mestre Espiritual, Srila Prabhupada, a levar a Ciência da Autorrealização a um número cada vez maior de pessoas ao redor do mundo. Ou seja, um dos propósitos do KW é fazer o que cada tradição espiritual que se manteve viva faz: sobreviver e se espalhar transmitindo uma filosofia advinda de outra cultura, respeitando os aspectos sócio-culturais daquele local. Nesse sentido, o Pier 108-KW está totalmente inserido no contexto do Movimento Hare Krishna e, consequentemente, do Projeto Krishna West.

NJ – Quais são os objetivos do Pier 108-KW?
SM – A essência do Pier 108-KW está no seu acróstico:
P – Propulsor
I – Inteligência
E – Espiritual
R – Racional
108 – Número sagrado na ciência védica 
Krishna West

Então, os objetivos do Pier-108 KW são: Propulsionar a inteligência espiritual e racional de cada pessoa por meio de seus dons e habilidades, dados por Krishna, para que possam, ao servir, resgatar sua verdadeira essência como almas amorosas e servas de Krishna!
Sempre ancorados nas escrituras sagradas da ciência de autorrealização, como  Bhagavad-Gita e o Srimad Bhagavatam, destacando que uma das marcas do Krishna West é transmitir a Bhakti-yoga, primordialmente, através da educação!
Quem sabe tocar um instrumento, quem sabe cantar os mantras, quem sabe cozinhar, quem sabe transmitir as escrituras, enfim, é um momento de propulsionar os dons de cada um, por meio da oferta amorosa à Krishna, que vai reverberar em uma outra pessoa os ensinamentos de bhakti yoga. Fazemos
também rodas de conversa, bhakti-papos, luau, e ainda temos uma Pier-teca, com livros de Prabhupada e em breve de Acaryadeva!

NJ – Quais os planos para o Pier 108 Krishna West em 2025?
SM – O Pier 108-KW manterá o mesmo formato de propulsionar a inteligência espiritual e racional de Bhakti Yoga. Porém, sendo um Yogi, exercitará também a sua flexibilidade, migrando pontualmente para espaços culturais, fóruns em universidades e visitas aos Templos de Campina Grande PB e Vrajadhama em Caruaru PE com o intuito de transbordar o conhecimento transcendental em outros formatos, outros “mares”. 
Teremos temas como “Cozinhando para Krishna” com uma devota muito querida e experiente na arte culinária vaishnava, Govindaji devi dasi. Será uma oficina prática com ensinamentos de como cozinhar no modo da bondade, sem cometer violência, sem usar ovos, peixes e carnes, sempre oferecendo os alimentos para Krishna, acessando o verdadeiro alimento espiritual, a Prasada! Teremos práticas na areia, com Yoga para crianças e outras atividades!
Destacamos também para 2025, manter o trabalho de Lila Katha, que vem sendo a responsável pelas artes e gerenciamento das redes sociais! 
Continuaremos a contar com a generosidade de Ana Cláudia Chandra na sua contribuição para a execução do Pier 108-KW e com a doação dos dons e habilidades de Silvia Andrade,  jornalista e editora que vem auxiliando nas reportagens.

NJ – Para finalizar, deixamos um espaço aberto para as suas considerações finais e agradecimentos.
SM – Agradeço a Maharaj Dhanvantari pelo convite tão especial e pela oportunidade de servir ao Jornal Virtual e especialmente a Acaryadeva, meu Mestre Espiritual, por seu abrigo e tamanha sabedoria! À toda equipe do Krishna West Brasil, principalmente KW Copacabana, Gaura Hari, Varshana Devi Dasi! E a todos os devotos de João Pessoa, que me abrigaram carinhosamente, virtualmente e no coração, onde aprendo sempre como servir ao Movimento de Srila Prabhupada!

Pier 108-Krishna West, Prazer em Servir, Com Krishna, em Krishna e para Krishna! Todas as glórias são para Srila Prabhupada.

Nossa redes sociais e contatos: @iskcon.pier108kw – @krishnawestbr – (83)98899974 – Sandra Mara

(*) Rebbeca Kanti é praticante de Bhakti Yoga há 20 anos, mestra em letras, professora de Yoga e Yogaterapeuta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados