Após a partida de Nityananda Prabhu deste mundo, sua esposa desempenhou
um papel de liderança no movimento de Chaitanya Mahaprabhu.
“Se uma mulher é perfeita em consciência de Krishna [ela pode ser guru]… Assim como Jahnava Devi, esposa do Senhor Nityananda, ela era acharya… Ela estava controlando toda a comunidade vaishnava.” (Srila Prabhupada)
A tradição da consciência de Krishna sempre viu homens e mulheres de forma equitativa. Isso é verdade mesmo que devotos e devotas às vezes conheçam as dificuldades habituais enfrentadas por todas as almas encarnadas. Afinal, os humanos têm pontos fracos, e isso se manifestará de diversas maneiras, independentemente da filosofia subjacente. Mas a filosofia da consciência de Krishna é que todos os seres são almas espirituais e, nesse nível, não há diferença entre nós. Além disso, a Deidade última da tradição gaudiya-vaishnava, fundada por Sri Chaitanya Mahaprabhu, é Radharani, o feminino absoluto, e os maiores devotos são as gopis, as vaqueiras de Vraja, cujo amor obstinado continua sendo o modelo preeminente para todos os praticantes da tradição.
De fato, os primeiros gaudiya-vaishnavas reconheciam líderes femininas que permaneciam fortes entre os homens. De todas essas mulheres, que reconhecidamente eram poucas em comparação com os homens, Jahnava Devi, a esposa do principal associado de Sri Chaitanya, Nityananda Prabhu, é proeminente.1 No século XVI, ela foi um guru proeminente na tradição gaudiya-vaishnava. Como Prabhupada confirmou em conversa com o falecido Joseph T. O’Connell, renomado professor emérito do Departamento de Religião da Universidade de Toronto:
O’Connell: É possível, Swamiji, que uma mulher seja um guru na linha de sucessão discipular?
Prabhupada: Sim. Jahnava Devi era. Ela se tornou. Se a mulher é capaz de atingir a perfeição mais elevada da vida, por que não pode tornar-se guru? Na verdade, quem atingiu a perfeição pode se tornar um guru. Mas homem ou mulher, a menos que tenha alcançado a perfeição… Yei krishna-tattva-vetta sei guru haya [Chaitanya-charitamrita, Madhya 8.128]. A qualificação do guru é que ele deve conhecer plenamente a ciência de Krishna. Então, ele ou ela pode se tornar guru. Yei krishna-tattva-vetta sei guru haya [pausa na gravação]. Em nosso mundo material, existe alguma proibição dizendo que uma mulher não pode se tornar professora? Se ela for qualificada, ela pode se tornar professora. Qual é o problema aí? Ela deve ser qualificada. Essa é a posição. Da mesma forma, se a mulher compreender perfeitamente a consciência de Krishna, ela poderá se tornar guru.2
Quem é Jahnava Devi?
Na literatura dos séculos XVI e XVII, Jahnava é comumente referida como Isvari, a forma feminina de isvara, ou Deus. Ela também é conhecida como Srimati e Thakurani, indicando não apenas seu status divino como esposa de Nityananda Prabhu (Nityananda é Balarama), mas também apontando para o fato de que ela era considerada uma líder entre os gaudiyas de seu tempo.
Quanto aos antecedentes, Suryadasa Sarakhela e seus quatro irmãos eram grandes devotos de Sri Chaitanya e Nityananda Prabhu, e viviam a poucos quilômetros de Navadvipa, em uma área chamada Saligrama, embora eventualmente tenham se mudado para Ambika-kalana. Suryadasa foi contratado como contador/tesoureiro (sarakhela) no governo muçulmano da época. Ele e sua esposa, Bhadravati, foram abençoados com duas lindas filhas, Vasudha e Jahnava, que era a mais nova das duas. De acordo com o Gaura-ganoddesha-dipika (65-66), em suas encarnações anteriores, essas duas meninas foram esposas de Balarama: Varuni e Revati. Além disso, o mesmo texto nos informa que Vasudha e Jahnava eram encarnações de Ananga Manjari, a irmã mais nova de Radharani, fato ao qual retornaremos.3
Como as duas meninas são shaktis eternas do Senhor Balarama, elas se tornaram esposas de Nityananda Prabhu, Sua encarnação na chaitanya-lila. A poligamia era comum nessa época na Bengala. Porém, mais especificamente em nosso contexto atual, quando o Senhor desce, Ele frequentemente aparece com uma tríade de associados: duas consortes e Seu local de residência transcendental – isto é, as energias Sri, Bhu e Nila (ou Lila). Sri é a personificação de Sua potência direta, Bhu é uma expansão dessa potência, e Nila refere-se a terra que replica o mundo espiritual. Para Nityananda, esses se manifestam como Jahnava, Vasudha e Ekachakra/Navadvipa.
Jahnava não deu à luz nenhum filho, enquanto Vasudha deu à luz dois: uma menina, Ganga, que era a personificação do rio Ganges, e um menino, Virabhadra. No Gaura-ganoddesha-dipika (67), Virabhadra é mencionado como uma encarnação de Kshirodakashayi Vishnu. Vasudha faleceu prematuramente, e seus filhos foram criados por Jahnava.
Tanto o Prema-vilasa quanto o Nityananda-vamsha-vistara nos contam que, quando Virabhadra procurou um mestre espiritual, ele se aproximou de Sita Thakurani, a esposa de Sri Advaita, o terceiro membro do Panca-tattva (“as cinco verdades espirituais principais”), junto com Mahaprabhu, Nityananda Prabhu, Gadadhara e Srivasa Thakura. Ela disse a ele que deveria procurar um guru mais perto de casa, e Virabhadra entendeu que isso significava sua própria mãe. Mas ele não estava convencido de que Jahnava seria um guru apropriado para ele, especialmente por causa da proximidade familiar. No entanto, um dia ele a viu enquanto ela terminava seu banho. Enquanto ela secava o cabelo, o sári molhado escorregou abaixo dos ombros. Para esconder sua nudez, ela produziu dois braços extras para pegar o pano pendurado. Virabhadra ficou surpreso com esta demonstração de divindade – quatro braços, como Vishnu! – e imediatamente pediu que ela o iniciasse.4 Ele logo se tornou um líder significativo na comunidade gaudiya-vaishnava. Virabhadra não foi o único discípulo importante de Jahnava. Ela tinha numerosos seguidores, muitos dos quais receberam iniciação dela e lideraram os vaishnavas da Bengala. Significativo entre eles foi Ramachandra Gosvami, neto de Vamshivadana Thakura, que cuidou de Shachi Devi e Vishnupriya Devi, mãe e esposa de Mahaprabhu, respectivamente, após Sua partida deste mundo. Jahnava adotou Ramachandra como filho, e ele recebeu tratamento especial como o caçula, tanto que ela permitiu que ele a acompanhasse em sua última viagem a Vraja. Ali, ele testemunhou sua liderança dinâmica e estudou as escrituras de bhakti sob sua competente orientação. Mais tarde, ele fundou o ramo Baghnapada de Gosvamis, agora famoso em toda a Bengala. Foram esses Gosvamis que deram a Bhaktivinoda Thakura o título de Bhaktivinoda, que significa “o prazer da devoção”.
Declara-se que a contribuição mais significativa de Jahnava para a tradição gaudiya foi a organização e sistematização do vaishnavismo de Chaitanya, enquanto este ainda se encontrava em sua infância e se esforçava para consolidar diversas visões teológicas. Na época, muitos ensinamentos tangenciais ameaçavam diluir a mensagem pura dos Seis Gosvamis, como Gaura-paramyavada e Gaura-nagaravada, cujas teorias divergentes são complexas demais para serem descritas aqui. Jahnava foi capaz de acomodar essas variações dentro do esquema dos ensinamentos puros dos Seis Gosvamis. Isso aconteceu durante o famoso festival Kheturi das décadas de 1570 ou 1580, a primeira grande celebração do aparecimento de Mahaprabhu neste mundo. O festival foi uma grande reunião ecumênica, com a presença de todos os gaudiya-vaishnavas proeminentes do período, incluindo Narottama Dasa Thakura, Srinivasa Acharya e Shyamananda Prabhu. Jahnava não foi apenas considerada a convidada de honra, mas a principal vaishnava do festival, venerada por todos. Todos ficaram maravilhados com seu conhecimento, estatura espiritual e qualidades vaishnavas naturais.
Jahnava em Vrindavana
Após a cerimônia em Kheturi, Jahnava foi conferenciar com os Gosvamis de Vrindavana. Enquanto ela viajava para lá – e o que dizer enquanto estava na própria terra sagrada de Krishna – suas façanhas foram transformadoras para muitos. Ela converteu recém-chegados, teve trocas amorosas com Deidades e assim por diante, não muito diferente do próprio Mahaprabhu durante Sua estada em Vrindavana. Assim que chegou, ela estudou com os Gosvamis e tornou-se querida por todos. Até mesmo os vaishnavas mais exaltados passaram a aceitá-la como a autoridade preeminente na prática espiritual. A área do Radha-kunda onde ela se banhava ficou conhecida como Jahnava Ghata, com um pequeno santuário em homenagem ao local onde ela se sentava, chamado Jahnava Ma Baithaka. Até hoje, aqueles que realizam parikrama sob a orientação de vaishnavas avançados visitam este local sagrado.
Seus passatempos em Vrindavana estabeleceram ainda mais seu status divino, e as escrituras falam longamente sobre sua estadia na terra santa. Alguns eventos vibrantes devem ser suficientes para dar uma ideia de suas atividades por lá. Um dia, enquanto estava no Radha-kunda, Jahnava ouviu a melodia sedutora da flauta de Krishna. Assustada, ela olhou aqui e ali, na esperança de espionar a origem do som. Finalmente, ela viu a graciosa forma de Krishna, curvada em três partes, tocando docemente Seu instrumento sob uma árvore kadamba, cercada por Radharani e pelas gopis. Ela ficou paralisada, sentindo um êxtase espiritual inexprimível. Em outra ocasião, quando ela foi levada para o Rama-ghata, a área ao longo das margens do Yamuna onde Balarama desfrutou de uma dança da rasa com Seus amados companheiros, seu êxtase espiritual aumentou mil vezes. Isso ocorreu porque Nityananda-Rama (Balarama) é seu consorte eterno, e a área do Rama-ghata naturalmente aumentou seu já incomparável amor por Ele.
Embora a viagem de Jahnava a Vrindavana seja detalhada em todas as biografias padrão do período5, há dúvidas se ela viajou para lá duas ou três vezes. A questão surge porque, quando compareceu ao festival Kheturi, ela já era vista como alguém que poderia julgar o siddhanta dos Gosvamis, conciliando-o com as teorias prevalecentes na Bengala. Portanto, entende-se que ela foi para Vrindavana anteriormente e estudou com Rupa, Jiva e outros, e há de fato evidências disso nos textos. Mas essa teria sido sua primeira viagem. Afirma-se então que ela viajou para a terra sagrada de Krishna depois de Kheturi, e essa é a jornada mais claramente detalhada. No entanto, é descrito que ela também voltou para a Bengala após essa visita. Consequentemente, outra viagem para Vrindavana está implícita, pois se diz que ela se fundiu com a famosa deidade Gopinatha de Vraja quando partiu deste mundo. Em outras palavras, ela voltou novamente após sua estada na Bengala. Esta parte não está clara, e ela pode realmente ter ficado em Vrindavana após a segunda visita.
De acordo com o historiador bengali Ramakanta Chakravarti:
Na primeira ocasião, Jahnava Devi foi para Vrindavana como aprendiz. Ela ouviu atentamente os discursos de Sanatana e Rupa e conheceu os outros Gosvamis. Os principais Gosvamis a reconheceram como uma líder notável dos vaishnavas bengalis. Afirma-se que o próprio Rupa Gosvami lhe explicou os princípios básicos… Sua especialidade consistia no fato de que ela provavelmente foi a Vrindavana duas vezes e estabeleceu a conexão entre os vaishnavas da Bengala e de Vrindavana. Ela também trabalhou incansavelmente para a unificação de várias seitas bengalis localizadas em diferentes regiões da Bengala Ocidental.6
O estudioso religioso Joseph T. O’Connell, com quem Prabhupada falou sobre Jahnava, apresenta uma visão geral de suas realizações:
[Jahnava] começou a dar iniciação e instrução espiritual aos seus próprios discípulos, tanto homens quanto mulheres… Ela provou ser extremamente capaz e eficaz na formulação de políticas e parece ter sido a líder mais enérgica da comunidade vaishnava de Chaitanya de sua geração… Ela fez duas vezes a árdua jornada até Vrindavana, onde foi recebida com respeito pelos eruditos Gosvamis. Ela parece ter sido fundamental para que Srinivasa Acharya fosse comissionado para ir a Vrindavana aprender a teologia e as práticas dos Gosvamis e propagar Radha-Krishna-bhakti ao retornar à Bengala. Jahnava compartilhou com Narottama Das a responsabilidade de organizar o importante festival mahotsava em Kheturi, ocasião em que os ramos dispersos dos vaishnavas de Chaitanya se reuniram e concordaram em propagar bhakti de acordo com o padrão de Vrindavana… Ela exerceu um papel de liderança em tornar a teologia ortodoxa dos Gosvamis de Vrindavana dominante nos principais círculos vaishnavas da Bengala.7